Os Art Cars

Os Art Cars



O automóvel, é por si só, aos olhos de quem o ama, uma obra de arte, mas alguns deles foram tornados em reais obras de arte pelas mãos de artistas plásticos e irão ser conhecidos como os «Art Cars». Muitas provas tiveram-nos, como por exemplo o Audi R8 conhecido como o «Audi Crocodile» que correu em Adelaide em 2000 com Rinaldo Capello, Allan McNish e Brad Jones, carro este que obteve a vitória na «2000 Race of a Thousand Years», prova que teve lugar na passagem do ano 2000 para 2001.


No entanto sempre houve decorações que ficaram para sempre associadas a belos carros, tais como os Gulf Ford e Porsche dos finais dos anos 1960 e início de 1970, onde ficou imortalizado o Porsche 917 que participou no filme «Le Mans» com Steve McQueen, os Martini Porsche e Lancia da década de 1970 e 1980, os Porsche Rothmans dos anos 1980, os Sauber BASF, isto só para citar alguns.

Nos dias de hoje é fácil para um simples apaixonado pelo automóvel deixar a sua assinatura na história do automobilismo, no que respeita a «Art Cars», basta para isso participar em concursos tais como os promovidos pela Dunlop, dos quais resultaram excelentes exemplares desde 2009.

Nesta página estão reunidos não só os conhecidos «Art Cars» da BMW, como os que na minha opinião são «Art Cars».

AnoCarroAutorPilotos
1970 3 - Porsche 917 Lang Heck
Martini International Racing Team
Tony LapineWilli Kauhsen/Gerard Larrousse
O «Hippie car» é considerado por muitos como o primeiro «Art Car», Tony Lapine, chefe de design da Porsche apresenta o 917-043 com uma decoração exótica, sobre o fundo violeta e umas ondas de cor verde, inspiradas no fumo do LSD. O carro ficou conhecido desde logo como o «Hippe Car», ou o «Psicadélico».
Esta decoração só ficou definitiva algumas horas antes da partida por falta de tempo, já que o carro participou nos treinos com as cores de azul e branco, tendo sido pintado a cor verde com latas de spray.

1971 23 - Porsche 917/20 "The Pink Pig"
Martini International Racing Team (Team Auto-Usdau)
Tony LapineReinhold Jost/Willi Kauhsen
Tony Lapine, chefe de design da Porsche realizou uma decoração para este carro inspirada nas formas de talho de um porco, com os nomes das partes do animal escritas em alemão, isto devido ao próprio formato do carro, por ser mais largo e mais "quadrado". Dizem também as más linguas, que se sentiu traído pela própria empresa por não ter elogiado o seu projecto para a corrida e somente o encarregou para fazer a decoração do carro...
Apesar de pertencer à equipa da Martini, os responsáveis da marca de bebidas não acharam nenhuma piada e proibiram a aplicação de qualquer logotipo da marca no carro.
Ficou conhecido como «The big Bertha» ou mais carinhosamente «The Pink Pig».

1975 93 - BMW 3.0 CSL
Hervé Poulain
Alexander CalderHerve Poulain/Sam Posey/Jean Guichet
Antes da sua primeira participação em Le Mans, o piloto Hervé Poulain propôs à BMW aplicar ao seu BMW 3.0 CSL uma pintura elaborada por um artista, que criasse uma ligação entre o automobilismo e a arte. A marca aprovou a ideia e entregou a tarefa a Alexander Calder, um famoso escultor conhecido pelas suas obras de arte cinéticas.

1976 41 - BMW 3.0 CSL Turbo
BMW Motorsport
Frank StellaBrian Redman/Peter Gregg
A apresentação ao mundo do segundo «art car» gerou imensa expectativa quando o mundo da arte ainda estava sob o feitiço do primeiro BMW Art Car. Essas expectativas foram mais do que satisfeitas quando Stella concebeu um projeto a preto e branco com base no papel «milimétrico» em tamanho grande. Linhas recortadas intensificam o olhar geométrico do carro. Explicando o pensamento por trás de seu trabalho, Frank Stella disse: «O meu projecto é uma espécie de diagrama aplicado a todo o carro».

1976 76 - Chevrolet Corvette Stingray
IMSA Camel
John Greenwood/Bernard Darniche

1977 50 - BMW 320 i
Hervé Poulain
Roy LichtensteinHerve Poulain/Marcel Mignot
O terceiro «Art Car» da BMW é o mais popular, o artista disse sobre o carro: «Eu investi tanto pensamento e esforço quanto possível». O resultado desses esforços é uma combinação harmoniosa de aerodinâmica na carroçaria com a estética de sua arte; afinal, é uma das peças de arte em movimento mais rápidas que o mundo já viu. O seu famoso estilo utilizado na banda desenhada, é reflectido na pintura. "As linhas pintadas simbolizam a estrada que o carro tem de seguir e a obra de arte retrata também o ambiente no qual o carro está inserido". Terminaria num excelente 2º lugar na categoria IMSA.

1979 76 - BMW M1
Hervé Poulain
Andy WarholMarcel Mignot/Herve Poulain/Manfred Winkelhock
Este «Art Car» é um dos destaques da colecção de obras de arte sobre rodas. Ninguém melhor do que Andy Warhol para imortalizar este M1. Ele mesmo assumiu a responsabilidade de transferir o projecto feito à escala para uma carroçaria real apenas com a ajuda de seu assistente. Warhol explicou assim as pinceladas aplicadas no Art Car BMW M1: «eu tentei retratar uma sensação de velocidade. Quando um carro se desloca muito rápido todas as linhas e as cores se tornam num borrão». Velocidades elevadas também foram atingidas por este automóvel, onde este BMW obteve a segunda posição da sua categoria. O M1 ainda terminou a corrida no segundo lugar da categoria IMSA, o que fez dele um vencedor.

1980 83 - BMW M1
BMW France
Didier Pironi/Dieter Quester/Marcel Mignot
Inscrito pela BMW France, o M1 tinha pintado o mapa de frança onde estavam representados todos os concessionários da marca através de pequenos emblemas.

1986 8 - Porsche 956 B
Joest Racing
John Morton/George Follmer/Kenper Miller

1994 30 - Venturi 600 LM
BBA Sport et Compétition
"Filip O"Jean-Luc Maury-Laribiere/Herve Poulain/Bernard Chauvin
Mais uma vez Hervé Poulain esteve por detrás deste Venturi, ao solicitar a "Filip O" a decoração deste carro como se de um telhado se tratasse devido à produção da empresa de Jean-Luc Maury-Laribiere, os telhados "TBF".

1995 42 - McLaren F1 GTR
BBA Compétition
César BaldacciniJean-Luc Maury-Laribiere/Marc Sourd/Herve Poulain

1997 6 - Kremer K 8 Spyder WSC
Kremer Racing
Giovanni Lavaggi/Jean-Luc Maury-Laribiere/Bernard Chauvin
À semelhança do Ventury de 1994, este Kremer também tinha a decoração de um telhado, devido ao patrocínio dos telhados TBF, no entanto este carro não passaria das qualificações devido a acidente.

1997 38 - McLaren F1 GTR
BBA Compétition
Jean-Luc Maury-Laribiere/Alain Ferte/Marcel Tarres
O McLaren F1 GTR da BBA Compétition era outro exemplo dos telhados TBF, mas este "telhado" seria demasiado frágil, pois não passou das pré-qualificações.

1998 68 - Porsche 911 GT2
ELF Haberthur Racing
Georges WollinskyEric Graham/Jean-Luc Maury-Laribiere/Herve Poulain
Este incrível carro correu na classe GT2 em Le Mans em 1998. Inscrito pela equipa francesa ELF Haberthur Racing, a banda desenhada francesa forneceu patrocínio, daí a pintura incrível e única. A própria banda desenhada é um pouco atrevida, daí a proliferação de mulheres nuas e grandes clivagens em todo o carro!
Consta-se que o número do carro, o 68 foi propositado!!!!

1999 16 - BMW V12 LMR
Team BMW Motorsport
Jenny HolzerTom Kristensen/J. J. Lehto/Bill Auberlen
A BMW entregou o chassis nr 004/99 do V12 LMR a Jenny Holzer para mais um «Art Car».
O que fez deste carro algo de tão especial, não foi a decoração, que era todo branco, mas sim as mensagens que o carro transmitia. Este chassis fez o 7º melhor tempo nos ensaios mas foi retirado pela marca, tendo alinhado em provas do ALMS em 1999 e 2000, tais como a vitória em Sears Point, Laguna Seca e em Las Vegas, foi 2º em Portland, 3º em Petit Le Mans, isto em 1999 . Em 2000 foi 2º em Mosport, 4º no Texas, 3º em Portland, 5º no Petit Le Mans e 3º em Laguna Seca.
As frases que o tornaram célebre foram:
Protect me from what I want
The unattainable is invariably attractive
You are so complex you don’t respond to danger
Lack of charisma can be fatal
Monomania is a prerequisite of success
What urge will save us now that sex won’t?


2007 80 - Porsche 911 GT3 RSR (997)
Flying Lizard Motorsport
Troy LeeJohannes van Overbeek/Jorg Bergmeister/Seth Neiman
Para homenagear a tradição que as 24 Horas de Le Mans têm com os «Art Cars» do passado, a Flying Lizard propôs-se a criar uma decoração especial para o seu carro, o Porsche 911 GT3 RSR, essa tarefa seria entregue a Troy Lee, um conhecido artista Californiano, cujo trabalho se baseia nos desportos motorizados. Troy acrescentou detalhes personalizados para o seu projecto, e para o explicar, Troy Lee disse "Eu comecei a pensar sobre o caráter dos lagartos e olhando para a cor e a textura de lagartos reais para inspiração. Acho que um carro de corrida deve ser colorido e interessante e parece que está viajando a 200 mph, mesmo enquanto ele ainda está parado. O Porsche é uma belo carro, agressivo e com um perfil alto e largo, com uma superfície perfeita para se trazer o lagarto para a vida.
Eu queria que o «Art car» tivesse um olhar 3-D usando os cromados para lhe dar alguma profundidade para que o carro parecesse diferente de todos os lados. Projectando o carro era uma coisa, mas vendo-o realizado à escala real na pista foi incrível, foi uma realização de sonho como artista
".
A "Flying Lizard " manteve a decoração do carro em segredo até que este foi apresentado nas verificações técnicas no centro da cidade.

2009 92 - Ferrari F430 GT
JMW Motorsport
Christian BaurRobert Bell/Tim Sugden/Andrew Kirkaldy
Em 2008, o Ferrari F430GT patrocinado pela Dunlop vence o campeonato Le Mans Series na categoria GT2 pelo segundo ano consecutivo, o carro seria reconhecido como o «carro Dunlop» pela sua decoração em amarelo. Para tirar partido desse sucesso, a Dunlop e a JMW Motorsport criam o concurso «Dunlop Art Car» no qual qualquer apaixonado pelo desporto automóvel poderia participar e aproveitarem esta oportunidade para que o seu trabalho fosse reconhecido a nível mundial.
O concurso teria 3 etapas. Inicialmente seria a nível nacional, onde seriam apurados os 4 melhores trabalhos, para a semi-final pan-europeia, passariam os 4 melhores trabalhos, e para a final seguiriam os 4 melhores, que iriam ser convidados VIP da Dunlop Motorsport para assistir à edição de 2009, e para além disso, o trabalho vencedor seria reproduzido no carro que iria participar na prova. Na edição de 2009 o vencedor seria o alemão Christian Baur.

2010 79 - BMW E92 M3
BMW Motorsport
Jeff KoonsAndy Priaulx/Dirk Muller/Dirk Werner
Este BMW M3 GT2 foi esteticamente reformulado pelo artista americano Jeff Koons e é o mais recente «Art Car» da BMW.
Foi revelado ao mundo com pompa e circunstância no Centro Pompidou, em Paris, em Junho de 2010! A imprensa e revistas de arte de todo o mundo fizeram menções ao mais novo modelo de 17 «Art Cars» da BMW. Em homenagem ao «Art Car» de Andy Warhol de 1979, o BMW M1, foi-lhe atribuído o número 79. As cores marcantes deste M3 exalam um sentimento violento de poder, movimento e energia.. Tal como aconteceu com M1 de Warhol. Numa entrevista dada em 2003, Koons desejava pintar um «Art Car» para participar em Le Mans, uma honra para BMW, visto Koons ser um dos artistas mais conceituados e mais bem sucedidos no mundo.

2010 92 - Aston Martin Vantage
JMW Motorsport
Thierry BertrandRobert Bell/Tim Sugden/Bryce Miller
No seguimento do concurso lançado em 2009, a Dunlop promove de novo o concurso «Dunlop Art Car». Desta vez a base de trabalho seria o Aston Martin Vantage da JMW Motorsport.
Na fase inicial foram apurados 28 semifinalistas provenientes de vários países entre os quais Alemanha, França, Áustria, Reino Unido, Portugal e Espanha, aos quais se juntaram, pela primeira vez, participantes da Itália e Benelux.
O júri internacional foi composto por nomes importantes do automobilismo mundial tais como:
- David Richards, Presidente da Prodrive e Aston Martin Racing
- Jim McWhirter, Dono da equipa JMW Motorsport
- Daniel Poissenot, Director de Pista das 24 horas de Le Mans
- Alfredo Palma, Director de Design da Pininfarina
- Jean-Felix Bazelin, Director Geral da Dunlop Motorsport na Europa
- Frédéric Schilling, Director da Marca Dunlop para a Europa, Médio Oriente e África
A mensagem da Dunlop, "Feel the road", teria que ser comunicada com base no desenho finalista.Thierry Bertrand recebeu um prémio monetário e também teve a oportunidade de visitar o “templo sagrado” de design da Pininfarina em Turim, Itália.

2011 66 - Ferrari 458 Italia
JMW Motorsport
Mik WhitingRobert Bell/Tim Sugden/Xavier Maasen
De entre os 250 trabalhos apresentados, o escolhido foi o apresentado por Mik Whiting para ser apresentado no Ferrari 458 Italia da equipa inglesa da JMW Motorsport.
A votação seria feita online pelo público e por um júri que seria composto por:
- Sanjay Khanna (Director da Goodyear Dunlop)
- Jean-Felix Bazelin (Director geral, Dunlop Motorsport)
- Jim McWhirter (Dono da equipa JMW Motorsports)
- Fabrice Bourrigaud (Director de comunicações e Marketing do ACO)
Mais uma vez o lema do concurso seria a frase "Feel the road", que seria bem interpretado por Mik, cujo trabalho destacava a representação britânica da equipa, pilotos bem como a herança da própria Dunlop, representada pelo famoso "D" e pelo rodado ao longo do capô dianteiro.
A apresentação seria feita junto ao famoso arco Dunlop em conjunto com os outros 2 finalistas.

2011 75 - Porsche 911 GT3 RSR (997)
Prospeed Competition
Loïc PonceletMarc Goossens/Marco Holzer/Jaap van Lagen
A iBird, responsável pela reinterpretação do «Faísca McQueen #95» usado nas 24 Horas de SPA de 2006 por François Duval (entre outros) num Porsche 997 GT3 Cup #195, do «Pink Pig» em Zolder 2006 também num Porsche 996 GT3-RS, apresentaram uma decoração muito colorida e cheia de contrastes que segundo Loïc Poncelet, «iBird é uma carroçaria que se transformou num pássaro. Um pássaro com plumagem colorida e com a sua tecnologia altamente sofisticada a bordo, torna-se num dos pré-requisitos para se alcançar um desempenho superior. Ser e matéria, harmonia e disciplina, estética e função, cores quentes e cores frias, os ontrastes são uma fonte inesgotável de inspiração. Um halo de luz, saindo dos pára-choques da frente, vai dar uma interpretação adicional ao projeto do iBird durante a noite. Eu realmente valorizo isso. Afinal Le Mans também é mágica durante a noite! »

2011 80 - Porsche 911 GT3 RSR (997)
Flying Lizard Motorsports
Troy LeeJorg Bergmeister/Patrick Long/Lucas Luhr

2011 81 - Porsche 911 GT3 RSR (997)
Flying Lizard Motorsports
Troy LeeSeth Neiman/Darren Law/Spencer Pumpelly
Para celebrar a dupla inscrição para a edição de 2011, a Flying Lizard entregou a decoração dos 2 Porsche 911 GT3 RSR ao pintor de capacetes Troy Lee.
O carro #80 era laranja com inscrições em azul, e o #81 vice versa.
Numa decoração, que faz lembrar o colorido dos Gulf Porsche, incorpora as bandeiras nacionais de todos os pilotos que vencerem em Le Mans pela Porsche, na lista inclui-se Hans Herrmann e Richard Attwood, a quem se deve o primeiro triunfo para a Porsche com o 917K bem como nomes de alguns "deuses" de Le Mans tais como Jacky Ickx, Henri Pescarolo, Hurley Haywood e Allan McNish.

2012 66 - Ferrari 458 Italia
JMW Motorsport
Egidijus GuzauskasJonny Cocker/James Walker/Roger Wills
Na edição de 2012 do concurso promovido pela Dunlop, as bases do concurso foram menos restritivas, e com um júri constituído por:
- Sanjay Khanna, diretor geral da Dunlop Europa,
- Jean-Felix Bazelin, diretor geral da Dunlop Motorsport,
- Jim McWhirter, dono da equipa JMW
- Mik Whiting, vencedor da Dunlop Art Car Competition em 2011
O vencedor foi o Lituano Egidijus Gužauskas. Intitulou o seu desenho como “Ritmo de Velocidade”. O projecto é uma representação do rasto de um pneu Dunlop sobre a carroçaria de cor amarela, cor representativa da Dunlop, com o efeito de velocidade que demonstra a pintura escorrendo ao longo do carro. O será apresentado ao público tal como os anteriores na pista de La Sarthe. Egidijus receberia também um prémio de 1000€.

2013 45 - Morgan
OAK Racing
Fernando CostaJacques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Philippe Mondolot
Fernando Costa, um apaixonado pelo desporto motorizado e pelas 24 Horas de Le Mans em particular, combinou na celebração do 90º aniversário da clássica prova de resistência uma homenagem com a segurança rodoviária. Os materiais escolhidos foram sinais de trânsito, que foram cortados, rebitados à carroçaria de carbono e posteriormente soldados entre si. O que resultou num acrescimo de cerca de 450 kg ao LMP2.
Graças à Dassault Systems Design Studio, foi recriada toda a obra em vinil que foi aplicado no Morgan LMP2 que iria participar na prova.

2013 66 - Ferrari 458 Italia
JMW Motorsport
Mickael GuyotAndrea Bertolini/Abdulaziz Al Faisal/Khaled Qubaisi
Ao comemorar os 125 anos da marca fundada por John Boyd Dunlop, o francês Mickael Guyot nascido em Le Mans e apaixonado pelas provas de resistência, vence o concurso do «Art Car» da Dunlop. Apresentando uma decoração, na qual sobresaia o retrato do fundador da marca.
Vencer é como se uma parte de mim estivesse presente nesta mítica prova, ainda para mais sendo um fã das 24 Horas de Le Mans. Este prémio é a coisa mais importante que me podia ter acontecido. Durante a semana espero que o design do Ferrari da JMW Motorsport seja bem recebido pelo público e que se destaque na pista
Sanjay Khanna, diretor geral da Dunlop afirmou: O design do Mickael vê-se melhor no carro do que no papel. Tenho a certeza que John Boyd Dunlop ficaria encantado ao saber que o seu trabalho de há 125 anos viria a ser reconhecido desta forma, com a sua cara a adornar um carro que viaja a uma velocidade superior a 200 km/h. Esta é uma excelente forma de divulgar o nosso aniversário e esperamos que a equipa o celebre também após a prova.
Mickael acabaria por receber também um prémio de 1000€.

2013 97 - Aston Martin Vantage V8
Aston Martin Racing
Jonathan WesleyPeter Dumbreck/Stefan Mucke/Darren Turner
Numa parceria com a GULF, a patrocinadora oficial da equipa, a Aston Martin cria um concurso para a decoração de um dos Aston Martin Vantage V8.
O design vencedor pela mão de Jonathan Wesley, surge inspirado na passagem do dia para a noite, o que na opinião do autor é a parte mais emocionante da prova. As linhas brancas e laranja, representam as linhas que se vêm ao longo de todo o circuito durante a noite.

2014 75 - Porsche 911 GT3 RSR
Prospeed Competition
Francois Perrodo/Emmanuel Collard/Markus Palttala

2015 97 - Aston Martin Vantage V8
Aston Martin Racing
Darren Turner/Stefan Mucke/Robert Bell

2017 50 - Chevrolet Corvette 7.R
Larbre Competition
Ramzi AdekFernando Rees/Romain Brandela/Christian Philippon

Facebook