Sabia que ...

Sabia que ...

Os diferentes tipos de caixas de velocidades


Existem diferentes tipos de caixas de velocidades:

- A transmissão manual convencional implica que o piloto dá a cada «downshift» (início de um «raport») um curso de acelerador para que a caixa de velocidades rode na mesma velocidade que o motor, evitando assim o bloqueio das rodas motrizes quando a velocidade está engrenada. O piloto então usa três pedais com os dois pés. Quando chega à zona de travagem, passa do acelerador para o travão. De seguida, engrena a velocidade inferior, para fazer isso desengata, entra em ponto morto, solta a embraiagem ainda pressionando o travão, acelera com o lado de fora do pé, reembraia, engrena a velocidade mais baixa e solta a embraiagem, e assim por diante até que a relação escolhida seja engrenada. Então finaliza a travagem e inicia a curva, pronto para acelerar o mais rápido possível.

- A caixa de velocidades sequencial faz com que o piloto puxe uma alavanca para relações superiores e empurre-a para as relações inferiores, no entanto, ele deve sempre dar o golpe de acelerador para o «downshift».

- A caixa sequencial electropneumática, o volante como nos Fórmula 1, tem patilhas, para cima e para baixo, simplesmente pressionando os dedos, à direita, sobe de relação, à esquerda, baixa uma relação de acordo com as necessidades dos pilotos. A ectrónica faz o resto e até mesmo dá o impulso de acelerador necessário para o «downshift».



Facebook