Sabia que ...

Sabia que ...

Bob Wollek


Nascido na Alsacia em 1943, Robert «Bob» Wollek tinha a determinação de um buldogue, o físico de um touro e um feitio, no mínimo, algo complicado. Mas era um verdadeiro profissional e foi extremamente competente ao longo de uma carreira anormalmente longa.

Começou pelo Ski, onde foi campeão universitário, mas um acidente na preparação dos jogos olímpicos de Inverno ditou o fim da carreira.

Com o seu companheiro e campeão de ski Jean-Claude Killy veio para os automóveis onde brilhou nos monolugares. Mas em 1972 deixou a Fórmula 2 optando por uma carreira nos sport-protótipos, uma opção pouco comum na época.

Sabendo falar alemão, o contacto com as equipas do outro lado do Reno foi sempre fácil, ligando grande parte da sua carreira à Porsche, embora nem sempre na equipa oficial (onde era muito próximo de Norbert Singer). Correu também nas equipas oficiais da Matra, Lancia e Jaguar.

Foi Campeão Alemão, Campeão Europeu de Endurance e venceu inúmeras provas do DRM, do Campeonato IMSA e do Campeonato do Mundo de Endurance. Para se manter em forma e retardar o envelhecimento, pedalava cerca de 20.000 km de bicicleta por ano, incluindo a ida anual de Estrasburgo a Le Mans e volta (por vezes acompanhado pela mulher Michelle)

Nunca chegou a conhecer verdadeiramente uma fase descendente e mesmo no fim de carreira, com 56 anos, surpreendia Sacha Massen (e os outros jovens pilotos da Porsche que correram com ele nos GT) com a análise da sua telemetria: nas curvas lentas nenhum deles o conseguia imitar.

Venceu tudo, menos as 24 Horas de Le Mans, onde ao longo de 30 tentativas, incluindo 4 presenças com a equipa oficial da Porsche, esteve sempre no carro errado no momento errado. O último "quase" aconteceu em 1998, com o 911 GT1/98 que comandava a prova e caiu para segundo devido a uma ligeira saída de estrada de um dos seus companheiros.

Depois, com a retirada da Porsche, regressou aos GT, embora tenha ensaiado o novo e secreto protótipo 9R3 LMP2000 na única saída do mesmo,em 1999, na pista de Weissach, por altura da proibição de continuar o seu desenvolvimento devido a um acordo com a Audi (que queria vencer em Le Mans sem ter que defrontar a Porsche).

Pouco tempo antes de morrer Wollek tinha anunciado que iria retirar-se no final do ano de 2001, dedicando-se a ser "coacher" dos novos pilotos e embaixador da Porsche.

Mas tudo seria interrompido naquele dia 16 de Março de 2001, quando um septuagenário distraído lhe acertou na cabeça com o espelho retrovisor de uma autocaravana, enquanto Wollek treinava de bicicleta, perto do circuito de Sebring.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Facebook