Sabia que ...

Sabia que ...

O primeiro McLaren em Le Mans


Quando se diz que a McLaren venceu Le Mans à primeira tentativa, tal não será 100% correcto. Na realidade a ideia de um McLaren em Le Mans começou muito antes, com Bruce Leslie McLaren a sonhar fazer um super-carro a partir do chassis do protótipo M6A de Can-Am e poder participar na prova, na nova classe Sport Grupo 4 que apareceu com o anexo J de 1968.
O modelo destinado seria o M6 GT mas Bruce Leslie McLaren morreu antes do projecto estar concluído e apenas se terão produzido 3 exemplares, um feito na McLaren e dois na Trojan que deveria produzir os 50 exemplares necessários à homologação em Sport Grupo 4. Os dois primeiros foram registados como M6GT e o terceiro como M12GT.
Terá sido esse chassis M12 GT, ou uma réplica realizada posteriormente na mesma Trojan, com o qual - 12 ou 13 anos mais tarde - o piloto americano Paul Canary decidiu inscrever nas 24 Horas de Le Mans de 1981.
Uma edição interessantíssima, recheada de anacronismos. Ao Porsche 917K/81 dos irmãos Kremer juntava-se agora um McLaren M12GT / Chevrolet, IMSA GTP!
Os pilotos destacados, de algum mérito, foram Hervé Regout, Michel Elkoubi e Bernard de Dryver. No entanto, não conseguiram rodar num tempo decente e acabaram por não se qualificar.
Só em 1995 se veria outro McLaren em Le Mans, desta vez para vencer à geral.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Facebook