Sabia que ...

Sabia que ...

Porsche 917K #053, 1º 24 Horas de Le Mans de 1971


Esta edição muito especial conheceu um vencedor que, em primeira análise, muitos não esperariam. Mas este Porsche 917 K (Gijs Van Lennep/ Helmut Marko) não era um modelo igual aos outros, tendo um chassis especial em magnésio que o tornava mais ligeiro que os seus rivais da equipa de John Wyer. Esta foi mais uma das partidas que a fábrica fez a uma das equipas que representavam a Porsche no Mundial de Marcas, após a desfeita de Nürburgring onde os 908/3 Gulf se viram obrigados a desistir por problemas de lubrificação... que os carros da Martini Racing (ex-Salzburg e Louise Piech) não conheceram devido aos reservatórios maiores fornecidos em exclusivo pela fábrica (leia-se Ferdinand Piech, que por coincidência era filho de Louise).
Em Le Mans, o chassis secreto em magnésio deste 917 dava-lhe uma vantagem de 55 kg sobre o carro exteriormente idêntico da equipa de Wyer. O desempenho de ambos ressentia-se desse importante detalhe e o triunfo do carro nº22 foi inevitável, ficando ainda na posse do recorde de distância por 40 anos!
John Wyer nunca conseguiu engolir esta deselegância e, mesmo que os Porsche 917 não perdessem a homologação no final do ano, a associação do britânico à marca alemã tinha deixado de fazer sentido, na sequência destas recorrentes quebras de confiança.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Facebook