Sabia que ...

Sabia que ...

Porsche 917 LH #043 - Le Mans 1971


Se a equipa de John Wyer tinha conseguido resolver os problemas de estabilidade dos novos Porsche 917, introduzindo o conceito "cauda curta", pelo lado da Porsche, Ferdinand Piech continuava um acérrimo defensor da velocidade máxima e da fineza aerodinâmica como receita para vencer em Le Mans.
De facto, em 1970 entraram dois 917 LH (Langheck, ou cauda longa), por vontade da marca, que correram a par com a versão "K". Um deles realizou o melhor tempo dos treinos, bateu o recorde da volta e alcançou a maior velocidade nas Hunaudières. O outro, menos potente, conseguiu chegar em 2º da geral. Para Piech, o conceito funcionava e para o ano seguinte, com o auxílio dos franceses da SERA, modificaram-se os chassis existentes para uma nova e arrojada versão.
Quando desembarcaram em Le Mans para os ensaios de Abril foi a surpresa, pois de facto, os carros apresentavam linhas extraordinariamente moderna, de modo tal que -percebemos hoje - mais pareciam carros de Grupo C... que surgiriam 11 anos depois!
Para a corrida, foi entregue um ao Martini Racing e dois a John Wyer, que embora desconfiasse do conceito, após os ensaios de Abril não pode deixar de reconhecer a superioridade destes renovados 917 LH sobre todos os adversários. E de facto, assim foi: os LH bateram o recorde da volta logo em Abril (com Jackie Oliver a rodar nuns impressionantes 3:13.6, com este mesmo chassis #043), em Junho realizaram os 3 melhores tempos para a corrida, terão rodado a perto de 400 km/h na recta das Hunaudières e dominaram a prova sem contestação... até começarem a surgir os problemas de juventude, entre os quais, o arrefecimento deficiente dos rolamentos das rodas traseiras que acabavam por gripar devido ao calor provocado pela novas carenagens.
Após a corrida, os LH não mais foram vistos em competição. Após os ensaios de Abril, este chassis #043 (que correu nas 24 Horas com Jacky Oliver e Pedro Rodriguez) ficou na posse do recorde da volta em Le Mans. Muito provavelmente para sempre, pois a pista foi modificada com diversas chicanes, já não permitindo velocidades como as alcançadas nos anos loucos dos 917 LH.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Facebook