Sabia que ...

Sabia que ...

Porsche 911 GT1/98 #003


O triunfo deste carro nas 24 Horas de Le Mans teve um sabor muito especial por diversos motivos: comemorou do melhor modo os 50 anos da marca, deu a derradeira alegria a Ferry Porsche (que morreria pouco tempo depois), foi um triunfo que contrariou as perseguições injustas que a FIA permitiu que fizessem a este modelo, extremamente limitado pelo regulamento, cujos restritores de admissão retiravam mais de 100 cv ao que seria normal o motor Flat-6 bi-turbo debitar.
Só que, pelas regras do ACO, nas 24 Horas de Le Mans este carro tinha quase a mesma potência dos adversários e, como tal, foi a jogo de um modo muito mais equilibrado que nas provas do campeonato FIA GT.
O resultado foi a obtenção do melhor tempo nos ensaios preliminares de Maio e os dois primeiros lugares nas 24 Horas, em Junho, com Alan McNish, Stefan Ortelli e Laurent Aiello a partilharem a condução do chassis vencedor.
No ano seguinte a marca retirou-se da competição, devido ao descontentamento com as regras do FIA GT, mas também devido às mudanças de orientação que a marca sofreu após a morte de Ferry Porsche, sob a batuta de Wendling Wiedeking, o PDG que não gostava de corridas de automóveis...


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Facebook