Sabia que ...

Sabia que ...

Morgan Aero 8 LM GT - Le Mans 2004


Apresentado em 2001, o Aero 8 foi o primeiro modelo novo da Morgan desde 1948. De construção metálica e motorizado por um V8 de origem BMW, o novo modelo permitiu o regresso da marca às grandes competições internacionais, tendo alinhado nas 24 Horas de Le Mans de 2002 e 2004, através da equipa oficial do construtor de Malvern Link.
Refira-se que a marca já tinha participado nas edições de 1938, 1939 e 1962.
Se houve um Morgan à partida em 2002, no ano seguinte um desentendimento entre o ACO e a companhia britânica levou à ausência na prova. O regresso dar-se-ia apenas em 2004. Curiosamente, o Aero 8 foi projectado por Chris Lawrence, ex-piloto que tinha participado nas 24 Horas de Le Mans de 1962, ao volante de um Morgan Plus 4.
A versão aqui representada corresponde ao modelo de 2004, o AERO 8 N com o chassis #272, que em relação ao modelo de 2002 tinha sido profundamente revisto a nível do arrefecimento do motor e da fiabilidade do mesmo. No entanto, apesar de ter visto a bandeirada de xadrez, a Morgan Works Race Team não conseguiu classificar o carro, cuja condução foi partilhada por Neil Cunningham, Adam Sharpe e Steve Hyde. Um vez mais viram-se retardados por problemas de sobreaquecimento que levaram a perder muito tempo na box.
Foi a última participação até agora de um Morgan de GT. Mas sem querer abandonar Le Mans, Charles Morgan, neto do fundador e actual CEO da marca britânica optou por criar uma curiosa parceria com Jacques Nicolet da equipa OAK Racing.
O acordo levou a rebaptizar os Oak-Pescarolo como Morgan 2012 LMP2, tendo alinhado em Le Mans e no Mundial de Marcas de 2012 com os sport-protótipos construídos em Le Mans. Sempre cáustica, a imprensa britânica referiu esta união como "Strange Bedfellows“...


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook