Sabia que ...

Sabia que ...

Le Mans 1977


Apesar do conta-rotações estar inoperacional desde a segunda hora de prova, Jacky Ickx e Jürgen Barth fazem uma recuperação extraordinária com o 936/77, do último para os primeiros lugares. Pelo caminho Ickx foi batendo o recorde da volta (que com 3:39.6 pertencia a François Cévert desde 1973) descendo sucessivamente o tempo até se fixar em 3:36.5, desdobrando-se e aproximando-se dos Renault que tinham a prova completamente controlada com 6 e depois 5 voltas de avanço.
Durante a noite, uma chuvada durante 1h30 preocupou toda a gente menos Ickx, o "regennmeister" que aproveitou para encurtar ainda mais a distância para o comandante. Mas pelo lado da Renault vinha uma ordem "à Quesnel" mandando aumentar o ritmo quando tal seria desnecessário.
Pela manhã a caixa de um dos Renault Alpine cedeu, mas na frente ficava ainda o carro idêntico de Bell e Jabouille que acabaria também por ceder pela manhã e ficar parado na pista, quando Barth já estava de novo ao volante do Porsche.
Mas as aventuras não ficavam por aqui. Se Ickx e Barth conseguiam extrair o máximo do Porsche usando apenas o ouvido, Hurley Haywood não o conseguia fazer e num dos seus raros "stints" acabaria por exceder as rotações e furar um pistão ao Porsche!
Uma longa paragem na box serviu para desactivar o cilindro doente e, no final das 24 Horas, Barth regressou à pista para cumprir duas voltas e... vencer a prova.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook