Sabia que ...

Sabia que ...

Le Mans 1977 - A breve estreia de Hughes de Chaunac


Para aumentar as hipóteses de bater a Porsche, uma semana antes dos ensaios oficiais, a Renault entregou um quarto Alpine A442 a Hughes de Chaunac. Mais precisamente o chassis #0 um dos que tinha corrido nas 24 Horas de Le Mans de 1976 e que (segundo consta) teria acumulado mais de 30.000 km em corridas e testes (detalhe que não terá sido comunicado a Chaunac).
O francês que iniciava aqui a sua aventura em Le Mans como líder de uma equipa (presença que se prolonga até à actualidade) conseguiu angariar o apoio dos travões Bendix e contratou dois excelentes pilotos para partilharem o volante do carro azul e branco: René Arnoux and Guy Fréquelin.
Sumariamente revisto, este Alpine com o nº16 fez o 5º tempo dos treinos e parecia ser um candidato sério aos lugares da frente. Mas o carro estava longe de ser novo ou sequer bem preparado. E logo no inicio da corrida, com Pironi ao volante, uma fuga de óleo no motor causou um incêndio que levou à desistência da equipa, sem o carro ter completado uma única volta!


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook