Sabia que ...

Sabia que ...

Jesus Pareja e um ano para esquecer...


Em 1990, Jesus Pareja (que conhecemos em Portugal pela organização do Campeonato de Espanha de GT) tinha feito o impossível em Le Mans com o Porsche 962C da equipa do seu companheiro Walter Brun: após 23 Horas e meia seguia na segunda posição das 24 Horas de Le Mans, apenas batido por um dos Jaguar XJR-12 oficiais!
Logo em seguida, a desilusão. A 15 minutos da bandeira de xadrez, ou seja, a 4 ou 5 voltas do final, o Flat-6 bi-turbo entregou a alma ao criador (ver na foto o fumo azul a sair de um dos escapes) obrigando o Porsche de Pareja, Brun e Larrauri a encostar e a abdicar de um resultado a todos os níveis fantástico para uma pequena equipa privada.
O golpe foi tão forte que mesmo um duro como Tom Walkinshaw foi ter com a equipa Brun para expressar a sua simpatia e lamentar o sucedido. E os comissários do ACO criaram um prémio especial para agraciar a mais azarada equipa de sempre.
Meses depois, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, o Courage C-24 de Denis Morand ia à frente do 962c de Pareja quando fez saltar uma tampa de esgoto que acertou no carro de Pareja, entrando pelo pára-brisas do lado contrário ao piloto (o que lhe terá salvo a vida). Mas os pedaços de aço entraram para o compartimento do motor e rebentaram com o depósito de combustível, transformando o Porsche numa bola de fogo.
Jesus Pareja conseguiu sair do 962C, mas este ficou praticamente destruído, num acidente que envolveu um Courage-Porsche e o outro 962 da equipa Brun (de Harald Huysman). Os socorros tardaram uma eternidade a aparecer e os outros pilotos envolvidos no acidente temeram o pior pelo seu companheiro espanhol que, como por milagre, acabou por sair sozinho do Porsche em chamas.
Em seguida chegou uma ambulância que se recusou a usar a pista para regressar ao "Paddock" entrando por estradas de acesso do circuito e, segundo parece, perdendo-se nelas, obrigando Pareja e Huysman a prosseguirem a pé até ao posto de primeiros socorros.
Posto isto, somos levados a crer que Jesus Pareja viveu em 1990 um ano para esquecer...


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook