A História de uma Lenda

A História de uma Lenda


1929   Top
    É, pela História, o ano Bentley: 4 carros nos quatro primeiros lugares.
    A edição de 1929 é marcada pela primeira alteração do traçado do circuito, desaparecendo a célebre ponta dentro da vila, o famoso PONTLIEUE que vários acidentes e algumas mortes custou. O traçado foi reduzido 922 metros passando a ser agora de 16,340 km.
    Alertados pela ameaça americana do ano anterior, a Bentley fez alinhar os quatros 4,5L habituais, reforçados pelo novo Speed Six que, preparado à pressa para estar presente em Le Mans, não apresentava, ainda, a sobrealimentação.
    Com as ausências de um Du Pont, um Alvis, um Oakland e um Lagonda, destruído durante os treinos, apenas 25 carros alinharam à partida.
    A eliminação automática dos carros que não cumprissem a distância mínima imposta passou a ser feita após doze horas e no final da prova, mas a última volta não poderia nunca exceder os trinta minutos.
    Dada a partida os cinco Bentley assumiram o comando. O Stutz nº 4 de imediato, foi obrigado a mudar de velas e só o nº 6 manteve o ritmo dos ingleses, herdando o quinto posto quando o Bentley nº 11 desiste à sétima volta. Depois apesar de todos os ataques, o novo Speed Six impôs-se com Woolf Barnato e Birkin ao volante e os outros 4,5L protegiam-no de qualquer surpresa.
    Assim, não admira que a distância percorrida ultrapassasse os 2843 km e a média subisse para 118,492 km/h e o record da volta (não esquecer que o circuito diminuíra 922 metros) descesse para os 7m21s.
  • A Bentley consegue a sua 3ª vitória consecutiva, além disto, consegue as 4 primeiras posições.
  • A secção da estrada de Laigné-Tours foi modificada e chamada de 'Route de Circuit'.
img

Textos de Jorge Curvelo, Francisco Muniz e Luis Santos
Facebook