A História de uma Lenda

A História de uma Lenda


1969   Top
  • Lucien Bianchi, vencedor da prova do ano passado sofre um acidente fatal em Março quando treinava para a corrida, Bianchi perdeu o controlo do Alfa Romeo T33 SE na recta de Mulsanne, bateu num poste, incendiando-se e Lucien teve morte imediata.
  • A prova teve início pelas 14 horas devido às eleições.
  • Última participação do Ford GT 40, que dos 5 participantes 3 chegam ao final em , e , na chegada mais renhida com carros de marcas diferentes, por apenas 120 metros, tendo trocado de posição 8 vezes na última volta.
    Ickx teve por companheiro Jackie Oliver e o Porsche de Herrmann foi pilotado também pelo estreante Larrousse.
  • Pela primeira vez o mesmo carro vence a prova duas vezes consecutivas.
  • Estreia do Porsche 917, o carro chega a Le Mans depois da sua estreia nos 1000 km de Spa-Francorchamps, ainda com problemas de juventude, o carro seria considerado como um dos melhores carros de competição jamais construídos, dos 3 carros que a marca inscreveu para a prova 2 abandonam por problemas mecânicos e o terceiro sofre um violento acidente ainda no início da prova, no qual faleceu o piloto Inglês John Woolfe, sobre este acidente descobriu-se que, na pressa de ligar o carro e arrancar, John não colocou o cinto de segurança, isto pode ter sido a causa da sua morte. Era comum os carros rodarem nas primeiras voltas sem terem o cinto colocado pois o piloto entrava no carro e dava a partida, o que explica o hábito da não colocação dele.
    Quanto ao Porsche 917 tinha um motor de 12 cilindros opostos construído todo ele em magnésio, titânio e alumínio, construído tendo por base a união de 2 motores do 911 de 6 cilindros refrigerado a ar. A carroçaria era de fibra de vidro e resina de poliéster, os cilindros eram cromados, bielas de titânio forjado e discos nas 4 rodas, a altura era de 92 cm, menos 8 que o Ford GT 40, que já era extremamente baixo e ficava distante do solo apenas 10 cm.
  • Willi Kauhsen e Rudi Lins seriam pilotos de reserva da equipa Porsche durante os ensaios de Abril.
  • Jacky Ickx foi o 'responsável' pela abolição da típica largada 'tipo Le Mans', onde o piloto partia do lado esquerdo da pista em direcção aos carros estacionados em espinha junto às boxes. Ickx era contra este procedimento porque o achava muito perigoso, para além de haver o perigo de atropelamento, muitos pilotos iniciavam a prova sem os cintos colocados, ou as portas mal fechadas, resultando acidentes graves. Ickx foi o último a partir para o carro a caminhar, colocou os cintos e partiu quando o 917 de Stommelen já abordava Tertre Rouge, vindo a vencer a prova com um final de prova nunca antes visto ao impor-se ao Porsche 908 de Larrousse/Herrmann por... 120 metros... Ironicamente John Woolfe viria a falecer ainda na primeira volta quando colidiu com um Ferrari, tendo morte imediata, isto porque... não tinha os cintos apertados.
  • Os Porsche 917 e 908 estão equipados com ailerons móveis ligados à suspensão, esta solução causaria algum mau estar no seio da Ferrari, tendo Enzo Ferrari afirmado que não iria protestar contra a CSI na legalização dos apêndices móveis da Porsche, caso no futuro a CSI não tomasse cuidado com as decisões tomadas, caso contrário retiraria-se das competições.
 

Textos de Jorge Curvelo, Francisco Muniz e Luis Santos
Facebook