1970 - A largada deste ano foi efectuada com os carros «em espinha» mas desta vez o piloto encontrava-se dentro do carro e com o motor desligado, em consequência do acidente ocorrido no ano passado com John Woolfe.
- É realizado aquele que é considerado por muitos como o melhor filme em redor de uma corrida de automóveis. 'Le Mans', dirigido por Lee H. Katzin.
- O piloto e actor Steve McQueen que participava nas filmagens do filme e Jackie Stewart, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1969, que iriam correr com um Porsche 917, não conseguem largar devido a desentendimentos com a direcção de prova e a companhia de seguros.
- Numa das cenas do filme David Piper perde parte de uma perna.
- É autorizado a participar na prova um Porsche 908/2 Spyder da Solar Productions pilotado por Herbert Linge/ Jonathan Williams onde foi colocado uma câmara para captura de imagens para o filme. Não se consegue classificar por distância insuficiente.
- Como o filme teve cenas filmadas durante a prova, uma maneira fácil de as distinguir é através dos números dos carros.
- Participam 2 equipas Oficiais da Porsche, uma pelas mãos de John Wyer (Gulf Porsche) apoiados por Ferdinand Piech, e a Porsche Salzburg com as cores da Austria (vermelho e branco) apoiadas pela mãe de Ferdinand (Louise Piech) e irmã de Ferry Porsche. Os motores dos Gulf Porsche eram preparados pelo departamento de pesquisa e os Salzburg eram preparados pelo «departamento de clientes».
- Um recorde negativo: O menor número percentual de carros que completaram a prova, 7 entre os 51 que largaram (13%), entre os 7, 5 são Porsche e os restantes 2 são Ferrari, nada mal para a fábrica alemã, que tinha 23 carros na largada (7 eram 917), contra 11 Ferrari 512.
O duelo aguardado era tanto, que esta prova foi anunciada como «A Batalha de Titâs». - Primeira participação em Le Mans de um carro com motor rotativo, O Chevron B16 com motor Mazda de 2 rotores, que não consegue terminar a prova.
- Primeira participação do Inglês Derek Bell, que vencerá a prova por 5 vezes. Nesta estreia o piloto conduziu um Ferrari 512 S com Ronnie Peterson e não conseguiu terminar a prova.
- É autorizada a participação de um 3º piloto em cada carro. A novidade demora a ser adoptada pelas equipas e só em 1971 aparece um carro com 3 pilotos, e o vencedor com 3 pilotos só aparece em 1977, mas só se torna permanente a partir de 1985.
- Primeira vitória absoluta da Porsche com o modelo 917, e a primeira também de um motor de 12 cilindros opostos (boxer).
- O carro vencedor não é o que está no museu da Porsche, esse chassis é o 917-001, enquanto o vencedor pertence ao coleccionador Julio Palmaz (California).
- A Matra com os seus 660 e 650 estavam equipados com motor V12 de Fórmula 1 com o regime ligeiramente reduzido.
- Nos ensaios de Abril efectuaram-se 4 sessões de treinos contanto um total de 13h45m.
- Pela primeira vez é utilizado em todo o circuito as guardas metálicas ARMCO, ou rails de protecção.
| |