A História de uma Lenda

A História de uma Lenda


1994   Top
  • Faltando uma hora e meia para a chegada, o Toyota 94-CV de Martini, Krosnoff e Irvine, que liderava folgadamente, tem problemas com a caixa de velocidades, pára nas boxes por aproximadamente 11 minutos, mas isto é o suficiente para ser ultrapassado pelo Dauer Porsche de Haywood, Baldi e Dalmas, que pensavam ter perdido a corrida, deixando para o carro japonês um segundo lugar, ainda que brilhante.
  • Com a vitória do Dauer a Porsche obteve a sua 13ª vitória com um 962 convertido em GT por Jochen Dauer.
    Este Dauer era uma versão de estrada do mítico 962.
    Este ano foi de transição do regulamento do Grupo C para o do GT1, categoria que tinha como base carros desportivos de estrada. Como sempre sucede nestas coisas, o regulamento não era claro ou específico e a Porsche percebeu o "buraco“ legal que a questão do carro de estrada deixou aberto. Pegou no 962 de competição, refinou-o aerodinamicamente, mudou a carroçaria aplicando-lhe painéis em fibra de carbono e kevlar, instalou um segundo banco (onde cabia uma criança) espalhou couro e alcantara pelo interior, aplicou-lhe tudo o que era necessário para ser utilizado legalmente em estrada entre elas uma pequena bagageira na frente e suspensão pneumática para que o carro cumprisse com as normas de altura ao solo exigidas pelas leis alemãs para carros de estrada. O motor era o mesmo "boxer“ de 3.0 litros com dois turbos da "Kuhle, Kopp und Kausch“ (os célebres KKK) acoplado à uma caixa manual de 5 velocidade. Sem o restritor da competição, o motor chegava aos 730 CV.
    A Porsche deu-lhe o nome do preparador alemão Jochen Dauer (Dauer Racing) e homologou o carro como Dauer 962LM. Chegava aos 405 km/h, chegava dos 0-100 km/h em 2,8 segundos e aos 200 km/h em 7,3 segundos. Como não havia número mínimo de carros para homologar o modelo em GT1, a Porsche fez regressar à competição o 962 através deste Dauer.
  • Primeira participação dos Honda com o modelo NSX da classe GT, que terminam em 14º, 16º e 18º.
  • Primeira participação dos Dodge Viper que conseguem a 12ª posição da geral, o segundo carro também termina a prova mas não se classifica devido a não ter completado o numero necessário de voltas.
  • A Nissan participa na classe IMSA GTS com o 300 ZX Turbo e obteve a vitória na classe.
  • Regressa também a Bugatti com o EB110 após 55 anos de ausência.
  • A Ferrari participa pela primeira vez desde 1982.
  • Derek Bell, vencedor por 5 vezes anuncia a sua retirada após 26 participações.
  • Nenhum concorrente da classe LMP2 chega ao fim.
  • Morre o irlandês Duncan Hamilton, vencedor em 1953 com um Jaguar, tinha abandonado as pistas desde 1959, tinha 74 anos de idade.
  • Morre também Luigi Chinetti que vencera em 1932, 1934 e 1949.
 

Textos de Jorge Curvelo, Francisco Muniz e Luis Santos
Facebook