2001. - O ano começou com a morte de 4 destacadas figuras de Le Mans, em Janeiro morreu «John Winter», vencedor em 1985, que por razões desconhecidas pôs fim à vida em Atlanta, a sua primeira participação foi em 1978 ao volante de um Porsche 935.
- Em Fevereiro o automobilismo francês perdeu Jean-Louis Ricci vitimado por cancro. Ricci estreou-se em 1987 ao volante de um Royale-Ford.
- Em 16 e Março, o automobilismo mundial perdeu Bob Wollek que se estreou em Le Mans em 1968 ao volante de um Alpine A210, fora conhecido como o «Eterno Segundo» pois foi o piloto que mais segundos lugares conquistou, 1978, 1995, 1996 e 1998, Wollek fora atropelado quando circulava de bicicleta nos arredores do autódromo de Sebring, onde iria correr as 12 horas 3 dias depois, esta seria a sua 3ª corrida do ano.
- Em Abril mais uma perca a nível mundial, desta vez foi Michele Alboreto quando treinava para as 24 horas de Le Mans em Lausitzring na Alemanha ao volante de um Audi R8, tinha-se estreado em 1981 com um Lancia Beta Montecarlo que termina em 8º da geral.
- Nova vitória da Audi com a mesma equipa do ano anterior, ou seja, Frank Biela, Emanuele Pirro e Tom Kristensen e obtendo também o segundo lugar.
- Jacky Ickx é nomeado para 'Director da corrida' tendo dado a partida e mostrado a bandeira de xadrez, é a primeira vez que são dadas as respectivas honras à mesma pessoa.
- Vanina Ickx, filha de Jacky, participa pela primeira vez ao volante de um Chrysler Viper tendo desistido devido a acidente.
- A Bentley regressa após uma ausência de 71 anos, apenas um carro concluiu a prova com a vitória na classe LM GTP e um terceiro lugar na geral.
- Outro regresso é o da MG após 36 anos, tendo ambos os carros abandonado.
| |