2012 - Nova vitória da Audi, desta vez com mais uma inovação técnica. O carro que venceu, o Audi R18 e-tron quattro, estava equipado, para além do motor V6 TDI Diesel, com dois motores eléctricos montados no eixo da frente, e um volante de inércia, que em conjunto com os 510cv de potência do motor diesel, dispunha mais 200cv nas rodas dianteiras, tornando-o assim como o primeiro veículo híbrido e com tracção às quatro rodas a vencer a prova.
Outra inovação que a Audi nos trouxe, foi a nível da caixa de velocidades, onde o 'envólucro' feito em fibra de carbono, para que o veículo ficasse abaixo dos 900kg regulamentares. - A Audi não esteve só na inovação, visto que a rival Toyota, apresentou-se também com um modelo híbrido, com um motor eléctrico montado no eixo traseiro.
- Participação do Delta Wing, que deu boa conta de si até ser obrigado a desistir, devido a uma colisão por parte do Toyota nº7.
- Fez-se história também para nós portugueses, pois Pedro Lamy obteve a tão ambicionada vitória no Corvette da Larbre Competition enquanto Eduardo Freitas era o director de prova.
- De novo os acidentes estiveram em grande plano na edição deste ano, com a colisão do Toyota nº8 e o Ferrari nº81, provando que as tão controversas 'barbatanas de tubarão' não são assim tão eficazes.
- Nova eleição para o projecto 'Box 56' para a edição de 2013, desta vez o eleito foi o protótipo Green GT, um veículo movido a hidrogénio.
- Vitória brilhante da AF Corse na classe GTE Pro, depois de Fisichella ter batido com o Ferrari na sessão de quarta-feira, embora o embate não tenha sido muito violento, foi o suficiente para ter partido o chassis. De Itália veio um chassis novo, e a equipa em apenas 10 horas tinha o carro pronto a participar na qualificação. O carro partiu da última posição da grelha e venceu.
- As verificações técnicas tiveram lugar na Praça da República.
| |