O Arco Dunlop

O Arco Dunlop


Arco Dunlop, é um dos "ex-libris" das 24 Horas de Le Mans, fiquemos a saber a sua história...

Actualmente é um local de romaria por parte dos fotógrafos por cerca das 4, 4 e meia da manhã, isto porque se o tempo estiver limpo proporciona imagens de extrema beleza com o nascer do sol, onde o arco está num plano elevado contrastando com o céu alaranjado.


  • 1923

    Na primeira edição da prova a Dunlop construíu uma ponte para permitir aos espectadores movimentarem-se das bancadas para barracas dos "comes e bebes".


  • 1928

    A passarela de metal começa a envelhecer. É substituída por uma réplica monumental da "Dunlop Fort" pneu que é de aparência duradoura e que se refere à fábrica em Birmingham, Fort Dunlop, onde os pneus são fabricados. Uma lenda nasceu! No entanto, essa estrutura é proibida pelo Automobile Club de l´Ouest, que proíbe a publicidade ao redor do circuito.

  • 1948

    As regras mudam após a Segunda Guerra Mundial, e a Dunlop reinstala uma ponte de 18 metros de comprimento. Feita de metal e de madeira, ela será localizada na entrada da curva no fim da recta da meta.


  • 1953

    A segunda passarela Dunlop é erguida na entrada de Tertre Rouge. Esta ponte será substituída por um túnel, em 1979.


  • 1956

    O pneu gigante mantém a sua posição, apesar do trabalho após o acidente de Pierre Levegh. A curva leva o nome da "Curva Dunlop" e o fornecedor de pneus usa sua passarela para lançar seus produtos: o "Forte" será sucessivamente substituídos por "SP Segurança", "SP Sport", "Competitive Spirit", "the Passion for the Future"...


  • 1965

    O monumento foi transferido para o topo da colina e as 24 Horas de 1966 mostram a sua nova localização.


  • 1978

    A nova ponte pode acomodar até 1.350 espectadores e suportar ventos de mais de 200 km/h. O arco fica com 50 metros de comprimento, 13 metros de altura e pesa 70 toneladas. Em 1988, a Dunlop escolheu Le Mans para celebrar o centenário da marca.


  • 1992

    A versão actual tem sido pouco alterada desde o seu último «facelift». Ela gerou tanto entusiasmo que outros circuitos o adoptaram, como Donington Park, na Inglaterra, Sugo no Japão e até mesmo a corrida de Karting Paris-Bercy!


Album Fotográfico

2010
© UltimateCarPage


2010
© Michel Faust


2010
© Nuno Alexandre Jorge


2011
© Nuno Alexandre Jorge


2011
© lemans-history.com


2011
© UltimateCarPage


2011
© UltimateCarPage


2011
© UltimateCarPage


2011
© UltimateCarPage


Textos de ACO, Traduções de Luis Santos
Facebook