Resumo da corrida

Resumo da corrida

 1985  1987 

Como Jacky Ickx, o inglês Derek Bell tornou-se temido nas 24 horas de Le Mans, Vitorioso em 1981 e 1982, segundo em 1983, terceiro em 1985, o seu palmarés é realmente impressionante.
 

Pondo de parte a edição de 1971, na qual guiou um Porsche, Derek Bell pilotou vários automóveis durante a década de 1970. O ano de 1980 iria ser o começo de uma longa história de amor com a marca de Stuttgart. Começou com um 956 e a sua evolução 962, que lhe dariam a possibilidade de inscrever o seu nome a letras de ouro incrustadas de diamantes na história das 24 Horas de le Mans.

A edição de 1986 apresentou uma grelha muito distinta com o objectivo de contrariar os Porsche 962 e 956 tidos como arquifavoritos. Os três Jaguar XJR6 Silk Cut de motor V12 de 6 litros mostraram-se ameaçadores desde o começo da corrida. Mas o nº 52 de Haywood//Redman/Heyer não passou da quarta hora e o nº 53 abandonou no final da noite. Já o nº 51, pilotado pela equipa Schlesser/Cheever/Warwick, seguia no segundo lugar de madrugada, na mesma volta que o Porsche 962 nº 17 da equipa espanhola Fortuna. Infelizmente, acabou por ser vitimado por uma suspensão que se partiu.

Os Mercedes C8 não conseguiram entrar no despique depois de uma partida atribulada, e foram os Porsche que deram espectáculo. O 956 nº 7 da Joest Racing chegou a desempenhar o papel principal durante algum tempo, passando da primeira para a terceira posição antes de liderar novamente diante dos Rothmans oficiais. Acabou por abandonar de madrugada com o motor gripado. A meio da noite, Jo Gartner bateu violentamente nas protecções na recta de Hunaudières, possivelmente depois de se ter partido uma suspensão do seu Porsche 962C preparado pelos irmãos Kremer. É possível que tenha morrido no mesmo instante, antes mesmo de o seu carro retalhado ter parado depois de uma sucessão de guinadas.

No que respeita à vitória, não houve qualquer suspense, pois o domínio do nº 1 foi indiscutível. Derek Bell conseguiu a sua quarta vitória em Le Mans, enquanto Al Holbert cortou a meta como vencedor pela segunda vez e Stuck pela primeira. Claude Ballot-Léna e René Metge venceram na categoria IMSA GTX ao volante do seu 961 de quatro rodas motrizes.


Lendas de Le Mans
Planeta de Agostini
Facebook