Sabia que ...

Sabia que ...

Bugatti 57 C, 1º 24 Horas de Le Mans, 1939


Depois de uma desastrosa presença nas 24 Horas de 1931, Jean Bugatti convenceu o pai a regressar a Le Mans, com a versão de competição do modelo 57 que tinha sido estreada no GP de França de 1936 e que deveria ter participado na edição cancelada das 24 Horas de Le Mans do mesmo ano (cancelada devido às greves que assolaram a indústria automóvel do país).
Para a edição de Le Mans no ano seguinte, a equipa inscreveu dois 57G e o resultado foi uma incontestada vitória, com Wimmile e Benoist no lugar mais alto do pódio. Em 1939, a marca de Molsheim voltou com uma evolução do conceito, um único 57 C de linhas ainda mais puras, que venceu de novo a maratona, desta feita com Veyron a acompanhar o rápido Wimmile.
Bastante ousado na sua forma em gota de água, podemos considerar que o 57 terá sido o primeiro "Sport“ moderno que competiu em Le Mans, com uma carroçaria "Spider“ aerodinâmica que iria fazer escola nos anos do pós-guerra, servindo de inspiração para carros tão importantes como o Jaguar XK120 C dos anos 50.


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook