Sabia que ...

Sabia que ...

Pierre Levegh


Em 1952 Pierre Eugene Alfred Bouillin, mais conhecido pelo pseudónimo de Pierre Levegh adquiriu um Talbot T26GS como o que vencera a prova em 1950. Como o regulamento proibia agora carros de GP com guarda-lamas adaptados, Levegh pediu a Charles Deutch para desenhar uma nova carroçaria de alumínio, mais envolvente e mais eficaz aerodinamicamente, que foi construída por Dugarreau Carrocier. Suficientemente potente de origem, com a melhoria aerodinâmica o Talbot poderia manter-se competitivo perante rivais como as equipas oficiais de Jaguar, Ferrari, Gordini e Mercedes.
Com este carro, Levegh ensaiou vencer as 24 Horas de Le Mans a solo e quase o conseguiu. Após ter dominado clara e longamente a corrida, uma passagem de caixa falhada na derradeira hora de prova provocou um sobre regime de rotações e a quebra do veio de excêntricos, levando a uma dolorosa desistência.
O triunfo caiu assim nas mãos da equipa Mercedes, com a curiosidade de não ter sido tocado o hino nacional alemão, para não criar atritos num país que tinha estado ocupado pelos nazis poucos anos antes.
Quando o piloto francês foi cumprimentar a equipa Mercedes, Alfred Neubauer convidou-o desde logo para fazer parte da equipa alemã se um dia regressassem a Le Mans. O resto da história é conhecida...


Ricardo Grilo

Sportscar Portugal

Img
Facebook