2009 - A Peugeot consegue a dobradinha com a vitória a pertencer ao carro tripulado por David Brabham/Marc Gene/Alexander Wurz.
- David torna-se no segundo filho de Sir Jack Brabham a vencer em Le Mans, depois de Geoff Brabham.
- Tom Kristensen terminou no pódium pela décima vez em 13 participações.
- A Aston Martin regressa aos protótipos através da Lola que constrói o chassis do LMP1, que consegue obter um quarto lugar, o melhor dos «outros»...
- A Porsche obteve mais uma vitória na classe LMP2 com o RS Spyder.
- 2 marcos históricos para a classe LMGT2:
-10 Ferrari à partida e 8 à chegada com os quatro primeiros lugares a serem preenchidos pela marca italiana. - Nenhum dos 5 Porsche 911 GT3 terminam a prova. - 2 filhos e um sobrinho de ex-campeões de Fórmula 1 participam na prova, são eles Nicolas Prost, Leo Mansell e Bruno Senna.
- Paul Drayson, Nobre inglês e actual Ministro da ciência participa ao volante de um Aston Martin da Drayson Racing não tendo chegado ao fim devido a problemas de ordem eléctrica.
- O actor americano Patrick Dempsey participa com um Ferrari F430GT para angariar fundos para uma instituição humanitária, terminam em 30º, nono da LMGT2.
- Stuart Hall é excluído da prova pela 1h00 devido a um incidente, algo muito raro na prova, deixando os seus companheiros com a tarefa de levar o Aston Martin até ao fim.
- O Audi R10 nº14 também teve que participar com somente 2 pilotos, isto porque Narain Karthikeyan partiu um ombro ao cair do muro das boxes antes do início da corrida. Apesar deste contratempo a equipa terminou em 7º.
- «Hat trick» de Pole positions para Stéphane Sarrazin, 2007, 2008 e 2009.
- Primeira participação de uma equipa Chinesa, a Endurance Asia Team que com um Porsche 911 GT3 RSR não se consegue classificar devido à distância percorrida insuficiente.
Primeira participação igualmente para um piloto búlgaro, é ele Plamen Kralev. - A sessão de ensaios livres é anulada por razões financeiras sendo substituída por treinos livres na quarta-feira à tarde, efectuando-se a qualificação na quinta-feira.
- O ACO impôs que a temperatura dentro do habitáculo se situa-se nos 32ºC, o que obrigou as equipas a instalar ar condicionados nos seus carros.
| |