Declarações

Declarações

Previous 2009  2011 Next

Bruno Famin
A respeito do 908 #3, que abandonou apenas 2 horas e meia de corrida, descobrimos um problema de qualidade de construção na monocoque na zona onde os braços de suspensão são fixados. Esta é a mesma monocoque que venceu as 24 Horas de Le Mans de 2009 e os 1000 Km de Spa de 2010, e - como todos os chassis 908 - é regularmente inspeccionada com ferramentas sofisticadas que nos permitem encontrar danos ou desgaste no carbono. O problema neste caso deveu-se a um defeito não detectado que potencia a falha súbita dos pontos de apoio.
Peugeot Sport
Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport

Bruno Famin
No que diz respeito aos motores, não levámos muito tempo a chegar à conclusão que todos os 3 motores sofreram do mesmo problema nas bielas, embora os cilindros tenham sido afectados de forma diferente. Uma investigação mais aprofundada concluiu que em condições particularmente severas, como as encontradas em Le Mans, em Junho, levaram a uma sobrecarga nos V12.

Na verdade, a pista esteve este ano com altos níveis de aderência o que fez o motor estar no seu máximo durante um período de tempo maior que o esperado. Simultâneamente, o tempo manteve-se fresco e, ao contrário doa anos anteriores, os intercoolers' não ficaram obstruídos. A admissão de ar e combustível nas câmaras de combustão manteve-se sempre extremamente eficiente, o que significou uma disponibilidade de potência particularmente alta. É verdade que as condições eram as mesmas para todos os competidores, mas nós usámos novas bielas este ano.

Dito isto, elas foram colocadas num banco de testes e durante várias simulações de pista que fomos fazendo antes da prova. Não observamos o mínimo de problemas com os motores durante esses testes, por isso nada sugeria que estávamos mais perto do limite do que imaginávamos. como verificámos, as condições de corrida levaram-nos para o lado errado desse limite. tendo já participado por 3 vezes nas 24 Horas de Le Mans, tínhamos toda a fé no nosso processo. As evidências mostraram-nos agora que esse não era o caso, e apesar na nossa experiência acumulada é difícil dominar tudo em absoluto. As condições que enfrentamos em Le Mans alteram-se todos os anos assim como os constrangimentos a que os carros são sujeitos. Ficou evidente que temos de reforçar os nossos procedimentos de validação.

Peugeot Sport
Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport

Facebook