1978 - Continuação do duelo entre Porsche e Renault começado no ano passado, na sua terceira participação consecutiva o Renault Alpine A442 B vence com Pironi e Jaussaud. Um outro termina em quarto, ao mesmo tempo que a direcção da marca francesa anuncia a retirada de Le Mans e a entrada na Fórmula 1 já em 1979.
- Primeira vitória de um carro equipado com um motor V6.
- É atingida a velocidade máxima de 367 km/h por um Renault.
- Novo aumento de viaturas turbo-comprimidas, desta vez participam 27 e monopolizam o top 8.
- Alain de Cadenet é obrigado a vender numa boa parte da sua valiosa colecção de selos para construir o novo carro por não ter encontrado um patrocinador.
- O Ibec (Ian Bracey Enterprise Company) foi projectado por Harvey Postlethwaite (engenheiro da Wolf) e construído com base no Hesketh 308B de Fórmula 1, do qual herda a suspensão, direcção e motor Ford Cosworth DFV.
- Jean Rondeau pondera criar um carro com 6 rodas inspirado no Tyrrell P34 de Fórmula 1 com um motor Ford Cosworth DFX Turbo, caixa Hewland TL200 modificada pelo próprio Rondeau.
- Durante os treinos foram utilizadas duas coberturas acrílicas no cockpit dos Renault Alpine nº 1 e nº 2 e que resultavam em mais 5km/h de velocidade máxima nas rectas. Enquanto a dupla Pironi/Jaussaud preferiram a cobertura, Jabouille e Depailler preferiram uma melhor ventilação.
| |