Resumo da corrida

Resumo da corrida

Previous 1996  1998 Next

Com uma ligeiríssima modificação do retardador Dunlop, a extensão do traçado ganhou cinco pequenos metros. Mas a Joest manteve-se no seu quintal vencendo a prova pelo segundo ano consecutivo com o mesmo carro que em 1996.
 

A Joest Racing teve de enfrentar muitas dificuldades, e também os protótipos que tiveram que fazer frente aos GT1 e, a partir de então, aos incontornáveis McLaren. Além disso, sete marcas diferentes apontavam para os dez primeiros lugares à saída dos ensaios qualificativos de quarta-feira. Com um tempo de 3'44"234, Thierry Boutsen colocou um Porsche GT1 na pole position, enquanto o Panoz de Franck Lagorce pontuou para a oitava posição e uma série de pequenas contrariedades mecânicas salpicaram a grelha. Foi no entanto a Porsche-Joest que assumiu a liderança das operações desde a quarta volta de circuito, depois de ter arrebatado melhor tempo qualificativo com 3'41"581 na quinta-feira, graças a Michele Alboreto. O Vaillant-Courage n.º 13 pontuou para a segunda posição à frente do Ferrari 333SP n.º 3, mas foi sol de pouca dura, já que os porsche GT1 oficiais n.º 25 e 26 surgiram depressa para disputar a liderança ao protótipo n.º 7.

Atrás destes três carros, os McLaren mantiveram-se emboscados à espera do menor passo em falso dos seus adversários, e tanto mais que os F1 GTR podiam contar com paragens menos frequentes. A Nissan estava em cuidados com problemas no radiador e na caixa de velocìdades, a Courage afundou-se na classiflcação depois de unra paragem protrongada do n.'º13, e as mudanças de posição entre os Forsche GT1 e o TWR aumentaram de lntensìdade, pois os três carros seguiam literalrnente colados na classificação ao fÌm da noite. Mas o n.º25 despistou-se após ter sido tocado por urn McLaren, a seguir o n.º 26 tamhérn abandonou, mas depoìs de um incêndio ern plena recta. Nas duas últirnas horas de prova não houve alterações no topo de classìficação e a equipa Joest venceu corn o mesmo carro que em 1996, conseguìndo tamhém a pole position e o recorde da volta. Foi a quarta vitória do team alemão, sempre com o mesmo número 7.


Lendas de Le Mans
Planeta de Agostini
Facebook